O movimento cashless é uma tendência crescente na qual as transações financeiras são feitas eletronicamente, sem o uso de dinheiro físico.
Isso é possível graças ao uso de cartões de débito e crédito, pagamentos por aproximação, aplicativos de pagamento móvel e links de pagamentos.
Embora o movimento cashless tenha muitos benefícios, como a conveniência, a eficiência e a segurança, também existem algumas preocupações em relação a ele.
Por exemplo, há pessoas que dependem exclusivamente de dinheiro em espécie para fazer suas transações, e a falta de acesso a dinheiro pode afetar essas pessoas negativamente.
Outra preocupação é a possibilidade de exclusão financeira, já que nem todos têm acesso ou sabem como usar a tecnologia para realizar transações sem dinheiro.
No entanto, é importante notar que o movimento cashless está ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo, com cada vez mais pessoas conectadas e com acesso a aparelhos celulares de melhor tecnologia.
Um país onde esse movimento incluiu uma grande parcela da população no sistema financeiro e bancário é a China, que através de super apps, permitiu que comunidades até então isoladas do sistema bancário, através de seus celulares, tivessem acessos a compras online, transferências de valores entre pessoas e crédito de forma muito rápida.
Muitos estabelecimentos comerciais agora aceitam pagamentos eletrônicos e algumas cidades, como Amsterdã, estão testando sistemas de transporte público totalmente sem dinheiro.
O movimento cashless tem o potencial de oferecer muitos benefícios, e o uso de ferramentas como a Blimboo.com oferecem muitos benefícios aos negócios.
É provável que a tendência continue a crescer à medida que as tecnologias avançam e as pessoas se tornam cada vez mais acostumadas com a ideia de transações sem dinheiro.
Contar com um processo de vendas digital e ágil, ainda é um diferencial muito grande que deve ser explorado profundamente pelos pequenos e médios negócios.